A equação dos génios
Encontrei, creio que numa rede social, uma expressão que tinha como título “só os génios conseguem a resposta” algo assim muito parecido. Passei à frente mas fiquei encucada porque só os génios saberiam a resolução. Eu que sou a pessoa mais miserável desta vida no que toca ao tema da matemática apesar de até achar que é divertida, entendi que seria um desafio a tentar a resposta.
A equação era assim: 10-10X10+10. A primeira coisa que me veio à cabeça é de que a multiplicação é sempre a primeira a fazer, creio até que foi a única regra que consegui reter na memória dos tempos de estudante de primeiro ciclo, portanto ficou: 10-100+10 e depois lembrei-me que um menos com um mais prevalece o menos: -90+10 pelo que continuando o menos a ser chefe o resultado dá: -80
Assumo que não nasci para números e que fui um autêntico zero à esquerda nesta disciplina, no secundário cheguei a ter nota 1 e na universidade chorei e desesperei que nem uma perdida para conseguir o 12 final porque era obrigada a fazer a disciplina caso contrário não terminaria o curso.
Foi neste meu percurso que achei a matemática divertida imaginando que quem gosta e sabe deve sentir um estímulo do caraças com constantes desafios na resolução dos problemas ainda assim acharem que esta equação é só para génios sinto que de facto a minha auto estima e segurança dispararam até à última dimensão.
Encontrei assim uma forma fantástica de motivação e elevação de auto estima portanto quando sentir que não presto em algo é só lembrar-me que consegui resolver uma equação só para génios.