A solução de um problema
A partilha faz parte dos meus ideais de vida, sinto-me no dever de colaborar, motivar e sempre que possível elucidar, por tudo isto partilho uma história pessoal para que sirva, a quem me segue, como alerta para algo semelhante.
Uns meses atrás, ainda em 2019, parti um braço, fui submetida a cirurgia com internamento, quando saí foi-me entregue a baixa médica.
Passado dois meses e meio foi necessário nova cirurgia, por decisão pessoal interrompi a baixa e regressei ao trabalho por achar que iria demorar a ter vaga, porém passadas duas semanas sou chamada para o bloco, fiz novo internamento ficando novamente de baixa médica, quando esta terminou tive prorrogação.
À medida que ia recebendo os valores da segurança social e não sendo uma expert no assunto, recebia sem saber se estava tudo bem. Logo após a recuperação da segunda cirurgia regresso ao trabalho.
Um dia lembrei-me de entrar na minha área pessoal da Segurança Social e apesar de continuar sem perceber os valores que me tinham sido atribuídos, só sabia que tinha direito a 66% do salário, o normal de quem trabalha no sector privado e averiguei os dias que me tinha sido atribuído subsidio, qual o meu espanto que detectei as seguintes falhas:
- 2019 - primeiro internamento, faltavam 3 dias (médico colocou a X no sitio duma baixa normal (não são pagos os primeiros 3 dias) e deveria ter posto onde diz “Internamento” (não há carência, é pago desde o primeiro dia)
- 2020 - segundo internamento exatamente a mesma situação do primeiro (e aqui o médico era outro)
- Na prorrogação de baixa médica, colocou a X como se fosse uma baixa a começar do início e com isto lá foram ao ar mais 3 dias, porque, se é prorrogação significa que não pára algo que já começou.
Como costumo dizer “da minha arte percebo eu” e respeito a arte do próximo, porém, vou aprendendo na vida que temos de estar sempre de alerta em tudo o que nos vai acontecendo, inclusive, quando há interferência de terceiros como foi aqui o caso.
Os médicos podem, melhor, devem estar preparados para tratar da nossa saúde e muito temos de lhes agradecer, verdade que são quem nos vale em momentos de aflição com a saúde, mas, papeladas à parte houve falhas que não estando atenta neste caso ficavam vários dias por pagar e claro que não vamos culpar ninguém porque erros e falhas acontecem a toda a gente e em todos os serviços, errar é humano.
Interpreto até que a responsabilidade passa para nós a partir do momento em que o assunto nos diz respeito e nós devemos é cuidar da nossa vida.
Como depois resolver este assunto: Fácil, entrei em contacto com a Segurança Social, solicitando uma chamada telefónica pela página on-line e foram bastante eficazes, ligaram rápido e o atendimento foi top.
Pediram-me para solicitar ao hospital declaração que comprovasse em como fui submetida a dois internamentos e no caso da baixa de prorrogação foi pedido ao médico que passasse uma baixa nova com a X no sitio certo.
Devido às restrições presenciais pelo Covid-19, fiz estes pedidos por telefone a uma funcionária no hospital e a entrega dos documentos à Segurança Social foram por correio físico.
Desta forma foi-me pago valor correspondente a um total de 9 dias que tinha direito mas se não cuidasse deste assunto não me teriam sido pagos.
Assim, sugiro cuidarem das suas vidas e a dos outros que precisem ou peçam ajuda porque nem todos são capacitados para resolver determinadas coisas da vida por isso devemos unir esforços no sentido de cada um fazer aquilo que mais ou melhor sabe fazer.
Devemos acreditar nas nossas capacidades e lutar pelos nossos interesses, enquanto o fazemos ocupamos o cérebro com coisas úteis a nós mesmos ou quem sabe a alguém que possamos ajudar.
Qualquer dúvida que surja e possa esclarecer fico ao dispor, tudo se resolve e sem exaltação ou ânimos carregados porque as coisas simplesmente acontecem sem maldade e poderão ser de uma mera distracção.
Há que aceitar, agradecer e toca a andar para a frente
Imagem em cima de Talita Marques