Como comprar alheiras
Há dias que é tão fácil decidir o que fazer para o jantar, ou porque nos apetece algo, ou porque pensámos no dia anterior, ou porque já temos algo feito e é só compôr e depois há aqueles dias em que nos martirizamos com a questão, o que hei-de fazer hoje para jantar?
Com a familia em casa constituída por teenagers que comem que s'a fartam, o assunto torna-se mais sério e galopante na decisão a tomar, caso contrário, e usando uma expressão da minha querida avó "pão com queijo e um chá também se resolve", a verdade é que já resolveu várias vezes e eles nao se importam da refeição do pão e água quente mas nem sempre pode ser assim.
Enquanto decorria o dia de trabalho lembráva-me deste problema que tinha hoje e por mais voltas que desse à cabeça não chegava a lado nenhum até que, chegado a hora de sairmos decidi usar a técnica brainstorming com os colegas de departamento.
Uma colega disse que ia fazer massa com vitela mas como não me apetecia ir às compras comprar o que quer que fosse declinei imediatamente a sua sugestão, outra colega disse que ia fazer uma espécide de alheira à Braz, não entendi e explicou-me que trocava o bacalhau por alheira e ainda lhe punha uns espinafres, aquilo pareceu-me muito bem mas também não tinha alheiras em casa, imediatamente me lembrei que tinha bacalhau, pelo que foi um belo encontro de idéias e me resolveu o problema.
No momento em que se falou da alheira lembrei-me que uns dias antes em casa duns amigos próximos tinha lá comido uma bela alheira na brasa que me soube tão bem, diria mesmo que foi a melhor alheira que já tinha comido na minha vida, na altura essa minha amiga disse-me que a tinha comprado num talho numa vila aqui próxima e era o dono desse talho que as produzia, o Sr. Porfirio.
Assim que me lembrei disto comentei com os colegas e lhes disse que em breve iria lá comprar, a emoção com que falei deixou-os num entusiasmo tal que uma colega pesquisou de imediato o nr. de telefone do talho e contactei com o senhor dizendo-lhe que as suas alheiras eram as melhores do mundo e iriamos certamente fazer-lhe uma encomenda.
O senhor foi encantador, uma simpatia incrivel, fiquei de lá ir em breve, mas de imediato outro colega diz que tinha um amigo que devia andar por aquelas bandas e liga-lhe a perguntar se dava para trazer uma encomenda de alheiras, prontificou-se de imediato dizendo que ia lá dentro de meia hora.
Ligo de novo com Sr. Porfirio, faço-lhe uma encomenda de 12 alheiras com a promessa de passarmos a clientes habituais por tal ainda lhe pedi um desconto ao qual respondeu com um sorriso encantador.
Em resumo, na saída do trabalho e no desespero de não saber o que fazer para o jantar acaba-se numa bela encomenda de alheiras, quem diria que ia acabar nisto. Ele há coisas do arco da velha ...... somos terríveis, tudo boa gente e de boa disposição.