Pagarbiai
Verdade que às vezes acontecem-me coisas do arco da velha, lembrei-me duma situação que me aconteceu há uns anos na empresa onde trabalho, na altura tive uma transição do departamento de Compras para as Vendas (mundos bastante distintos) e numas férias de verão que era preciso substituir um colega por três semanas foi-me entregue o desafio de ficar com os seus clientes entre estes encontrava-se um da Lituânia que tinha vários comerciais e faziam contactos bastante frequentes, a lingua de comunicação sempre foi o inglês.
Segundo o que fui percebendo e que meu colega me informou, os vários comerciais desta empresa eram só mulheres, disse-me os nomes de todas e com cada um, ufff! vi-me à nora para os fixar!
Meu colega vai de férias, chega o inicio da semana, entram não sei quantos mails caixa adentro, sim, porque os seus clientes tinham 1 a 2 horas de diferença com Portugal, quando chegava de manhã tinha sempre montes de trabalho à espera, em particular do cliente da Lituânia.
Dei conta que tinha entrado um comercial novo para lá e mandava-me muitos mails, era homem e chamava-se "Pagarbiai", deixava o seu nome sempre no fim dos mails, naturalmente que sempre lhe respondia começava assim... "Dear Mr. Pagarbiai"... nunca se apresentou e eu pensava já na novidade que ia dar ao meu colega quando voltasse ao trabalho, que tinha um novo comercial no seu cliente lituâno e que ainda por cima era um homem!
Assim se passaram 3 semanas, todos os dias e várias vezes ao dia comunicava por escrito com Mr. Pagarbiai. Meu colega regressa e eu fui de férias também 3 semanas, ao regressar meti-me com ele sobre Mr. Pagarbiai, se já tinha falado com ele mas diz-me que desconhecia este senhor o que achei tãooo estranho, como não me deixei ficar porque às vezes também sou teimosa, fui investigar....
Descobri que não havia nenhum homem nem comercial com o nome de Pagarbiai e nesse dia fiquei a saber dizer uma palavra em lituâno que nunca mais esquecerei para o resto da minha vida!
Se um dia precisarem de mandar "cumprimentos" a alguém na lingua lituâna então escrevam ou digam "Pagarbiai"!
Senti-me estúpida, confesso que senti mas depois o que a gente se riu disto
bem como os meus amigos mais chegados todos ficaram a saber dizer "cumprimentos" numa lingua bastante diferente do habitual, sei que sabem, porque alguns engraçadinhos ainda hoje gozam comigo
Pagarbiai,
Dulce Ruano
A sorte da raposa