Trata de ti, não esperes
Aqui há uns anitos, após ter feito um longo tratamento de manutenção à glândula da tiróide - a borboleta que temos no pescoço ......
..... acabei por ceder à sugestão do médico removendo-a na totalidade, na altura estava com bócio, havia vários nódulos misturados, muito agarrados e antes que se zangassem uns com os outros e acabando mal, tratou-se do assunto.
Confesso que foi das coisas que mais me custou, foi horrível, não é de todo pêra doce, o meu pescoço ficou todo agrafado, parecia a boca dum robô, com um aspeto bastante metálico, de facto tinha sido uma boa golpada, mas não se faz por opção, é mesmo por saúde.
No dia da alta do hospital questionei o cirurgião do que é que tinha de fazer em termos de vigia dali para a frente e ele me diz que não tinha de fazer nada, se não tinha mais tiróide não podia dar chatices, portanto só tinha de tomar diariamente, em comprimido, a hormona que substitui, nada de mais, bem! como sou uma leiga nestas questões e para isso existem os respectivos profissionais, nunca mais me preocupei…
De há uns tempos para cá não me tenho sentido bem, alguns dos sintomas eram nervosismo, ansiedade, palpitações, cansaço, humor fraco, entediada mas achava que eram pequenas fases que tinham a ver com a vida ou até relacionadas com processo degenerativo, pouca importância dei a isto…
O estranho foi quando percebi a perda de peso, 1 Kg desconfiei mas não liguei, 2 Kgs comecei a pensar naquilo mas 3 Kgs ?????? ui, ui, em toda a minha vida nunca tinha tido oscilação de peso, pára tudo já!!!
Manifestei estes sintomas ao médico geral, pediu análises à TSH e à T4, porém os resultados, como suspeitava, não estavam nada bons, TSH em particular estava quase a desaparecer tendo em conta os parâmetros em que está inserida, preocupou-me!
Médico também manifestou preocupação e como já tinham passado quase 2 meses da recolha da análise, fui fazer outra, o resultado estava muito semelhante, sei porque vi.
Nesta segunda recolha médico disse que não precisava de ir à consulta, bastava lhe deixar as análises no serviço administrativo que assim que as visse me telefonava a dar instruções do que haveria de fazer nem que fosse dizer que não era do seu âmbito e procurasse um especialista, achei sensato, senti-lhe alguma preocupação por mim.
Quando as fui deixar no serviço administrativo dizem-me “Olhe que doutor ainda aí está, se quiser entregar-lhe em mãos, vá lá ao gabinete”, assim fiz contudo médico diz-me que estava quase de saída mas: “Fique descansada que lhe vou telefonar e dizer o que deve fazer”, tentei manter-me tranquila pelo menos até ao dia seguinte, mas depois passou mais um dia e depois mais uns dias, achei incongruente e por iniciativa própria procurei um Endocrinologista, consulta privada, paga com o meu dinheiro, não abrangida pelo direito que tenho como cidadã.
Passado um mês ainda aguardo pelo telefonema do senhor doutor do serviço a que tenho direito mas considerando isto à parte, afinal, todos falhamos, o que pretendo alertar é que todos nos devemos cuidar e não esperar sentados à espera que terceiros nos resolvam os nossos problemas. Tens um problema? Vai atrás da resolução, não te deixes ficar, seja na saúde, seja no que for, isto não significa que passemos a desconfiar uns dos outros, significa que devemos ficar atentos a nós próprios, temos de ser nós, individualmente, a tratar dos nossos interesses ou dos que dependem de nós, ficar em cima, acompanhar, verificar, certificar.
Em resumo, a hormona que estava a tomar é elevada e já estaria a provocar hipertiroidismo, a consulta com especialista foi super simples e rápida, recomendou uma dosagem mais baixa para 3 dias da semana e os restantes dias mantenho a dosagem de sempre, vamos lá ver se isto equilibra e dentro de algum tempo analiso de novo os parâmetros o que me fará ficar pelo médico privado.
Agora espero engordar os 3 kgs perdidos, fazem-me cá falta, estou a controlar o peso e ainda a controlar o nervosismo e a ansiedade mas para isso cá tenho os meus mecanismos que vou pondo em prática diariamente.
Cuidem-se, vão atrás das vossas coisas, não esperem pelos outros, sejam fortes e resistentes, o ser humano é dotado de capacidades incríveis e grande parte das vezes desistimos muito fácil, não, não desistam, esforcem-se sempre um pouco mais mesmo que achem que já não dá, tentem, ahhhh e já agora ouçam o vosso corpo que ele às vezes quer dizer umas coisitas.
Dia da tiróide = 25 de Maio